Ano A – 4º Domingo do Tempo Comum

Ano A – 4º Domingo do Tempo Comum
Ambiente: Preparar próximo ao presbitério uma escada. Pode ser uma escada de verdade ou alguns degraus feitos de papelão.

Acolhida: Entregar um cartãozinho no formato de um coração com uma das bem aventuranças.

Entrada: Cruz, velas e um coração grande onde esteja escrito: “Bem aventuranças: Caminho para o Reino de Deus”, quando chegar ao presbitério este coração será colocado do degrau mais alto da escada. Na procissão vão também a equipe de celebração, menos os leitores.

Ato Penitencial: Durante o canto de ato penitencial alguém entra com um pano com a palavra “Infelicidade” e coloca na escada cobrindo o coração. vem em seguida pessoas com as expressões que seguem e colocam os pequenos cartazes nos degraus da escada. Palavras: Ganância, Desespero, Violência, Injustiça, Maldade,  Guerra.


Entrada da Palavra: Dentro do Lecionário colocam-se pequenos cartazes com as palavras:  Sabedoria, justiça, libertação, Mansidão, Misericórdia, Paz. Entram duas pessoas com vestes brancas ou douradas, acompanhadas pelos leitores com velas. Ao chegar perto do presbitério levam a Palavra de Deus até o lugar da escada e retiram o pano, deixando o coração à mostra, em seguida retiram as palavras de dentro do lecionário e substituem as palavras negativas pelas que estão no lecionário. Tudo isso deve ser feito de forma bem visível ao povo.



Antes da benção final: Quem preside retoma o gesto feito no ato penitencial e na entra da Palavra e convida cada um a trocar o cartãozinho que recebeu na porta da igreja. Ao trocar cada um lê para o outro a bem aventurança e expressa o desejo de que a pessoa consiga deixar-se guiar pela força do Espírito Santo e encontrar o caminho da Felicidade, das bem aventuranças.