Ano A – 6º Domingo do Tempo Comum

Ambiente:

Preparar um local onde possam ser queimados os pedidos de perdão e vasilhas com água em outro lugar.

Acolhida:
Entregar a quem chega um pequeno cartão onde está escrito: Misericórdia, Senhor!.

Ato Penitencial
Durante a liturgia da Palavra:
1. Após a Primeira Leitura seis pessoas entram com Setas presas em pequenas varinhas. Em cada seta deve estar escrito uma das palavras que seguem: Morte, mal, infelicidade, injustiça, ódio, mentira, Violência. As pessoas devem colocar as setas direcionadas ao lugar onde serão queimadas.
Quem preside pede que cada um pense nos próprios erros, pecados. Pense nas situações em que escolheu o caminho da morte, do mal...
Cantar uma estrofe do ato penitencial.

2. Após o Salmo:Quem preside convida cada um a entregar os papeis se colocando diante da misericórida de Deus.  As pessoas que estavam com as bandeirinhas pegam alguns cestinhos e recolhem os pedidos de perdão e leva-os pro lugar onde são queimados.
Cantar a Segunda estrofe do ato penitencial
3. Após a Segunda Leitura: Entrar com as plaquinhas com as palavras boas: vida, bem felicidade, justiça, amor, verdade e paz. As pessoas entram e ficam ao redor das vasilhas de água.
Cantar a terceira parte do Ato penitencial

4. Após o evangelho: quem preside faz uma breve reflexão completando as reflexões feitas nos outros 3 passos. Abençoa a água, divide em vasilhas e as pessoas das plaquinhas levam as vasilhas pela igreja para todos possam se persignar.


Cantar novamente a música de ato penitencial, agora completa.