Ano A – Quarta Feira de Cinzas

Ano A – Quarta Feira de Cinzas
Acolhida: Preparar bacias e vasilhas com água e perfume nas portas da Igreja. Convidar cada um a “lavar as mãos” antes de entrar na igreja. A equipe de acolhida despeja a água para as pessoas e oferece toalhas para que enxugar as mãos.

Entrada: Cruz, velas, vasilhas com as cinzas, Lecionário, o cartaz da campanha da Fraternidade. Equipe de celebração.

Imposição das cinzas: Quem preside convida à oração silenciosa com estas ou outras palavras semelhantes: Nosso Deus de Misericórdia espera de cada um de nós um desejo sincero de conversão. Iniciando este tempo santo de oração, penitência e caridade peçamos ao Pai que derrame a riqueza de sua graça sobre estas cinzas que simbolizarão nosso desejo de conversão.

Em seguida faz a oração de benção das cinzas e as asperge com água benta:
Ó Deus, que vos deixais comover pelos que se humilham e vos reconciliais com os que reparam suas faltas, ouvi como um pai as nossas súplicas. Derramai a graça da vossa benção sobre os fiéis que vão receber estas cinzas, para que, prosseguindo na observância da quaresma, possam celebrar de coração purificado o mistério pascal do vosso filho. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.

Os fiéis se aproximam para receber a benção e o ministro diz a cada pessoa: Convertei-vos e crede no evangelho.


Procissão das Oferendas:
Levar ao Altar um cesto com corações de papel pequenos (nos corações deve estar escrito: Cultivar e guardar a criação: Caridade, Penitência, Oração, as hóstias e o vinho.

Antes da Benção Final
Após a oração depois da Comunhão, repartem-se os corações e quem preside convida cada um a pensar sobre como vai viver nesta quaresma a caridade a penitência e a oração no sentido da Campanha da Fraternidade de Cultivar e Guardar a criação. Convida cada um a estender o coração que recebeu e rezar a oração da campanha da Fraternidade.